05) Marketing Pessoal na Carreira Profissional de Vendedores de Automóveis: Um Estudo em um Município da Região do Alto Paranaíba

Autores

  • Jéssica Lopes Rodrigues
  • Rita de Cássia Arantes
  • Ana Cristina Ferreira

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar qual a percepção dos vendedores de automóveis sobre o marketing pessoal. Para atender a este objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa, e como técnica de coleta de dados, utilizou-se a entrevista em profundidade com oito vendedores em quatro organizações distintas. Para a análise dos dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo, em que três categorias foram definidas: atributos do marketing pessoal; benefícios do marketing pessoal na visão dos vendedores; e atitudes dos vendedores para o aprimoramento do marketing pessoal. Os resultados evidenciam que para os vendedores, o conceito de marketing pessoal está relacionado à imagem do profissional perante o mercado com destaque para os atributos imagem e comunicação. Quanto aos benefícios do marketing pessoal, observou-se que a maioria considera a estratégia como sendo fundamental para valorização das habilidades e competências. Já em relação às atitudes, grande parte dos entrevistados afirmou que a organização tem interesse no desenvolvimento do marketing pessoal. Além disso, é possível observar alguns atributos do marketing pessoal na rotina dos entrevistados. Portanto, nota-se que a utilização do marketing pessoal, no presente estudo, torna-se um fator crucial tanto para o colaborador quanto para a organização, em que por meio dele é possível conquistar o mercado de atuação. O marketing pessoal tem se tornado um aliado para que seja possível alcançar objetivos, como aperfeiçoar e desenvolver habilidades, tornando o indivíduo mais confiante, competente e preparado para o mercado, aperfeiçoando cada dia mais sua marca pessoal.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing Pessoal; Desempenho de Vendas; Vantagem Competitiva.

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Publicado

2018-06-09