02) Relacionamento entre Produtores e Atacadistas de Hortaliças sob a Ótica de Economias Políticas: Um Estudo de Caso Empírico sobre Díades de Canal

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Márcio Lopes Pimenta

Resumo


Este trabalho busca caracterizar a relação de díades de canais de marketing por meio da definição de construtos da economia dos custos de transação (ECT) e do enquadramento proposto pelo arcabouço de Economia Política das díades de canal de Stern e Reve (1980). A literatura sobre ECT proporciona a definição de estruturas de mercado e construtos para o estudo de relações entre entidades que executam transações entre si. O arcabouço de Economia Política permite organizar aspectos ligados aos processos e estruturas presentes na relação por meio de um modelo qualitativo que visa organizar os elementos presentes. O estudo de caso realizado entre um grande produtor de cenoura e seu agente atacadista demonstrou a possibilidade de utilização deste modelo para análise da configuração de relacionamentos neste segmento. Em termos de estrutura econômica, a díade, apresentou uma estratégia vertical caracterizando um mecanismo hierárquico. Nos processos econômicos há incidência de informalidade e propensão à racionalidade limitada provocada pela estrutura do mercado atacadista. A estrutura sócio-política implica no equilíbrio de poder entre produtor e atacadista e nos processos sócio-políticos há presença de cooperação entre as partes em razão da hierarquia presente.

PALAVRAS-CHAVE: Custos de transação; Economias políticas; Canais de Hortaliças.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.