07) O Turismo de Negócios como Propulsor do Processo de Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (MPE)

Naiara Serpa Rocha, Patrícia de Cássia Gomes Moreira

Resumo


O turismo de negócios tem-se tornado uma atividade bastante comum no contexto de negócios internacionais. De igual forma, observa-se outro fenômeno também bastante expressivo no ambiente internacional, que é o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. Este artigo busca descrever e analisar as viagens de negócios, compreendidas enquanto turismo de negócios e o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras. Para dar respaldo ao trabalho, utilizou-se como base teórica a revisão de literatura dominante do tema e um estudo quantitativo, adotando-se um questionário para a coleta de dados. O que se sugere com o estudo e os seus resultados é que o turismo de negócios e o processo geral de internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras têm crescido em um processo conjunto e mútuo, entretanto, não se define se há uma ordem direta de influência entre um fenômeno e outro.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo; Turismo de Negócios; Internacionalização; Micro e Pequenas Empresas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.