03) Política de Crédito: uma Análise das Micro e Pequenas Empresas do Setor de Tecidos, Vestuário e Calçados de São Gotardo MG

Lílian Eliene Barbosa, Ney Paulo Moreira

Resumo


A concorrência empresarial e a ineficiência do mercado financeiro no oferecimento de crédito impulsionam os comerciantes a incentivarem vendas a prazo no intuito de ampliar o faturamento. Assim, o crédito tem sido utilizado como meio de atrair clientes e estimular as vendas, visando à maximização de resultados. Entretanto, para garantir o recebimento das vendas a crédito nas datas previstas, as empresas precisam adotar uma política de concessão de crédito consistente, bem como definir os critérios de cobrança a serem utilizados como instrumento de redução das perdas decorrentes de inadimplência. Do exposto, o objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as principais características da política de crédito adotada pelas empresas do comércio varejista do setor de Tecidos, Vestuário e Calçados em São Gotardo-MG. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 91 empresários do setor, com o intuito de identificar os aspectos relevantes da política de crédito. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, além de dados primários obtidos por meio de questionários. As informações obtidas foram analisadas através de cruzamento de dados, análise de frequência e correlação. Constatou-se que, na análise de crédito, os empresários consideram mais relevantes os quesitos relacionados ao caráter e condições do candidato ao crédito. Observou-se que as empresas analisadas têm estabelecidos os parâmetros básicos da política de crédito, no entanto tendem a ser flexíveis na exigência dos pré-requisitos. Por conseguinte, constatou-se que essas empresas convivem com altos índices de atrasos nos recebimentos, contudo, não têm uma política de cobrança rigorosa.

PALAVRAS-CHAVE: Política de Crédito; Política de Cobrança; Comércio Varejista; Micro e Pequenas Empresas.


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