06) Implicações do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a Partir da Percepção das Egressas que Atuam como Professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte
Resumo
A partir das análises de entrevistas com egressas do curso de Pedagogia da FAE/UFMG e que atuam como professoras na Rede Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, considerando como objeto central a formação inicial em Pedagogia e a prática na Educação Infantil, percebeu-se uma incidência de expressões como alfabetização, letramento e ambiente alfabetizador para se referir ao trabalho com as crianças pequenas. Considerando a temática da formação inicial e as falas das professoras, o presente trabalho tem como objetivo apresentar mudanças no currículo do curso de Pedagogia da FAE/UFMG, responsável pela formação de grande parte das professoras que atuam na Rede com as crianças de 0 a 5 anos pontuando como o curso tem buscado contemplar a temática da alfabetização dentro do seu currículo a partir das percepções das professoras.
PALAVRAS-CHAVE: Egressos; Infância; Curso de Pedagogia.
Texto completo:
PDFApontamentos
- N?o h? apontamentos.
Revista Brasileira de Educação e Cultura | RBEC | ISSN 2237-3098
Centro de Ensino Superior de São Gotardo
Este periódico utiliza sistemas eletrônicos de detecção de plágio, desde sua fundação (01/2010).
Indexação: Qualis CAPES, Diadorim, Sumários.org, Google Acadêmico, Periódicos de Minas.
http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura – periodicoscesg@gmail.com