03) Tecnologia e Educação: Um Diálogo Sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Processo Educativo

Carlos Roberto Silva de Araujo, Walesson Gomes da Silva

Resumo


Pensar a educação na contemporaneidade é atentar-se para as dimensões de um processo que se dá na vivacidade de seu espaço-tempo e, claro, do sujeito educando que nele se insere. Este, sob os condicionamentos tantos, constituir-se-á em diálogo com as práticas formativas que se assinalam, hoje, sob enredos de um contexto tecnológico e informacional. Tal fato evoca o diálogo da educação em sua interface com as distintas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e o faz por considerar essa uma presença que não mais se pode ignorar, caso se enseje uma compreensão não obliterada do fenômeno educativo. É tendo em vista a imbricada relação entre os referidos elementos que este texto, reflexão de um tempo em que essas mesmas tecnologias foram requisitadas sob nuances de abrupta pandemia, se pretende construir; assinalando passadas que vislumbram um educar em diálogo constante com as TICs e a potência que estas delineiam quando das relações de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; TICs; Aprendizagem; Prática Pedagógica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.