05) Educação Étnico-Racial sob a Perspectiva da Transversalidade

Mayara Cazadini Carlos, Andréa Ferreira da Costa, Lucyelen Costa Amorim Pereira, Jussara Rodrigues da Silva, Inarei José Paulini Junior

Resumo


O estudo e a abordagem das questões étnico-raciais são princípios fundamentais para a formação de cidadãos, seja aluno ou professor. A adoção da transversalidade para a abordagem do tema na escola é primordial. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico e analisar as questões que vêm sendo discutidas a respeito da educação étnico-racial. Além disso, busca-se analisar os temas sob a luz da transversalidade no que costa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para execução do projeto de pesquisa, foram realizadas pesquisas em diversas plataformas, entre elas, em acervos bibliográficos, Plataforma Scielo, Periódicos Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram selecionados artigos e teses com o intuito de embasar a discussão, tendo em vista a importância de tais trabalhos para o surgimento de políticas públicas voltadas para a educação étnico-racial. A relevância de tal pesquisa perpassa nas discussões do combate à desigualdade racial na educação e no incentivo destes debates na formação de docentes.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Étnico-Racial; Igualdade Racial; Políticas Públicas.


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