04) Terrário como Recurso Didático no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Priscila Aparecida de Nazaret, Nilcilene de Fátima Resende Souza

Resumo


O estudo de Ciências é pautado no entendimento dos elementos que fazem parte da existência de todos os seres vivos. A partir dessa abordagem, no Ensino Fundamental, os alunos poderão compreender o mundo em que vivem e as transformações que ocorrem com o passar do tempo. Para que haja um melhor entendimento, por parte dos alunos, nos conteúdos que englobam o ensino de Ciências, deve-se ter, por parte dos educadores, uma maior atenção para com os recursos didáticos a serem utilizados. A experimentação pode ser grande aliada nesta área de estudos, pois quando usada de forma aproveitadora, os alunos poderão compreender melhor o conteúdo abordado além de terem contato direto com a situação / problema. Quando se trata dos sistemas terrestres, pode-se afirmar que por meio do uso de terrários, que são uma representação do meio ambiente, os alunos terão acesso ao conteúdo de forma objetiva, além de ser um recurso extremamente interessante. Por essa razão, essa pesquisa foi engajada. Ela foi realizada em uma escola municipal na cidade de Ibiá/MG, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos tiveram oportunidade de ajudar na montagem de um terrário, puderam perguntar e sanar dúvidas acerca do conteúdo abordado, sendo satisfatório o resultado da pesquisa, auxiliando não somente os alunos como também despertando nos professores a necessidade de buscar formas diferenciadas daquelas tradicionalmente usadas ao transmitir os conhecimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Ciências; Educação; Experimentação; Sistemas Terrestres; Terrário.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.