03) Saberes Pedagógicos no Reconhecimento e Valorização dos Letramentos Sociais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Revisitando a Formação Continuada e a Prática Docente

Francisco Renato Lima, Jovina da Silva

Resumo


Este estudo objetiva refletir acerca dos saberes pedagógicos necessários a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva de reconhecimento e valorização dos letramentos sociais inerentes ao contexto ideológico desses sujeitos, sob um olhar para a formação e a prática docente. A compreensão dessa modalidade de ensino exige conhecimento da realidade das pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade própria ou que, por algum motivo abandonaram a escola antes de concluir a Educação Básica, mas ainda assim, possuem saberes experiências relacionados ao mundo da leitura e da escrita. Portanto, de que forma os saberes pedagógicos se relacionam com os letramentos sociais? A trajetória metodológica caracteriza-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e caráter bibliográfico, com referência em aportes teóricos, como: Haddad; Di Pierro (1994), Freire (1976; 1994; 1999; 2011), Gadotti (2011), Kleiman (1995), Mollica; Leal (2009), Ribeiro (2007), Soares (1998), Soares (2007), Street (1984; 1995; 2012; 2013; 2014), Tfouni (2010), entre outros. Os resultados mostram que o atendimento educacional a essa demanda não se trata de mera transmissão de conhecimentos, nem de projetos aligeirados, mas da garantia do acesso, permanência em igualdades de oportunidades, valorizando seus saberes e fazeres construídos ao longo da vida. A EJA é uma modalidade de ensino complexa e plural, pressupõe mudanças paradigmáticas, capazes de contribuir para a superação uma visão compensatória de educação, rumo a uma visão formativa, que implica em construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências dos sujeitos envolvidos para inclusão no mundo do trabalho e no exercício da cidadania, o que exige uma relação intima entre o letramento social e o escolar.

PALAVRAS-CHAVES: EJA; Letramentos Sociais; Formação Docente; Trabalho Pedagógico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.