01) A Dança de Salão na Perspectiva da Inclusão sob a Ótica de Três Profissionais de uma Instituição em Belo Horizonte, Minas Gerais

Vandenice Xavier da Silva, Letícia Aparecida Vilano Alves, Carla Jorge Machado

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise da dança de salão praticada e ensinada a indivíduos com Síndrome de Down, em uma instituição localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi feita uma articulação das falas do idealizador do instituto, da coordenadora, e da professora de dança. Para esse percurso foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Após análise das falas dos participantes, foram encontradas evidências de três categorias: proposta metodológica das aulas de dança; dança de salão e inclusão; potencialidades e desafios. Concluiu-se que há dificuldades, em parte devida à indisciplina, comum a qualquer turma de alunos, mas, é inegável o papel importante da dança na melhoria da inclusão e autonomia dos indivíduos com SD.

PALAVRAS-CHAVE: Dança de Salão; Síndrome de Down; Inclusão.


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