01) Ensino Humanista: Uma Possível Realidade

Autores

  • Luciene Zaine Gonçalves Delavy
  • Cássia Angélica Nogueira Barbosa
  • Saulo Gonçalves Pereira

Resumo

O Ensino Humanista se trata trata-se de ensinar e aprender com prazer, sendo uma educação centrada no aluno e o papel do professor é de facilitador ou mediador do conhecimento. Desta forma o educando é quem constrói seu aprendizado, aprendendo significativamente conteúdos que “conversem” com sua realidade. Objetivou-se perceber a importância desse tipo de ensino, analisar o papel do professor e a resistência por parte deste em relação à mudança nesse processo, verificando a possibilidade da implantação desse método nas escolas brasileiras. Acredita-se que conhecendo a aplicação e prática de ensinar e aprender prazerosamente possibilitará aos abrirá os olhos docentes para uma nova visão a respeito dos meios de educar e ser formador de opiniões. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa através de revisão de literatura analítico-reflexivo-propositivo a partir de pesquisa bibliográfica. Conclui-se que, para haver aprendizagem significativa usando um ensino humanizado é necessário que o aluno tenha uma predisposição em aprender.

PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Humanista; Aprendizagem Significativa; Educação Brasileira; Desmotivação dos Docentes.

Downloads

Publicado

2019-01-06